VENHA PASSEAR CONNOSCO
As melhores vistas da Beira Alta à sua disposição.
ROTAS PEDESTRES
Rota dos Laranjais
A Rota dos Laranjais leva-nos à descoberta de um pequeno mundo dentro da Serra do Caramulo. Dos coloridos laranjais aos soutos de imponentes castanheiros, dos carvalhais antigos à floresta relíquia da vegetação autóctone portuguesa que acompanha o pequeno, mas espetacular, curso do Rio de Castelões. Atravessa as aldeias de Figueiral, Vila de Rei, Rocio, Quintal e Eiras, onde se recomenda atenção às capelas e, entre Vila de Rei e Rocio, às impressionantes ruínas da Quinta da Cruz, bem como para um eucalipto de dimensão titânica e para um souto de castanheiros ainda em produção.
Rota do Linho
Inicia-se no Parque do Santuário do Coração de Maria, em Castelões, passando pelo Centro de Laboração do Linho, e a Capela da Senhora do Livramento. Deixe-se surpreender pela quedas e moinhos de água, para além de diversos campos de linho.
Rota das Cruzes
A Rota das Cruzes, além do caminho que permite conhecer as áreas envolventes de várias freguesias serranas, é caminho de memórias e de tradição popular e religiosa. O percurso tem início no Museu do Caramulo em direção ao parque da vila, e segue explorando as ruas até chegar a um caminho, singular pela quantidade de cruzeiros talhados a granito.
A Rota das Cruzes está integrada na Rede de Percursos Pedestre de Tondela, uma rede constituída por pequenas rotas que permitem desfrutar do património histórico e cultural, da envolvente paisagística e arquitetónica do concelho de Tondela, desde o topo da serra aos rios, valorizando a sua diversidade, através da prática de atividade física.
Rota dos Caleiros
Os Caleiros são pequenos aquedutos, levadas, escavados na rocha para abastecer de água as aldeias da Serra do Caramulo, irrigando as culturas, dando de beber aos animais e aldeões, usada com fins domésticos. Acompanhando este antigo trajeto, o percurso, com início no Caramulinho (ponto mais alto da serra, com 1.070m), desenvolve-se por entre imponentes blocos graníticos e horizontes que parecem não ter fim.
Rota de Santiago
O percurso começa e termina no Monte de S. Marcos, junto à capela com o mesmo nome, numa área guardada por imponentes sobreiros e com uma mancha florestal singular. No outono, com os medronheiros carregados de fruto, encontrará um raro espetáculo de cor e sabor.
Rota dos Moinhos
A Rota dos Moinhos é composta por caminhos rurais, tradicionais e de montanha. Esta experiência oferece aos participantes a possibilidade de observarem belos exemplares de carvalhos e castanheiros; apreciarem nascentes, minas de água, represas e ribeiras; e ficarem a conhecer o núcleo antigo de Souto Bom, composto por um conjunto de casas tradicionais em granito. Na Calçada do Vale do Moinho podem conhecer o primeiro núcleo de sete moinhos da Ribeira da Pena.
Grande Rota do Caramulo
A Grande Rota do Caramulo é a estrutura implantada no território que melhor permite conhecer e descobrir os muitos recantos e segredos do Caramulo, invisíveis quando observados do topo da serra, em miradouros tão icónicos como o do Caramulinho (1074 m) ou o do Cabeço da Neve (995 m).
Conta com um percurso de 30 quilómetros de extensão e, pela serra, vai-se cruzando com a Rota dos Caleiros, Linho, Laranjais e Cruzes.
ROTAS DE CICLISMO
Ecopista do Dão
Ciclovia de 49 KM
A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desativada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão.
Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e uma das mais bonitas.
É fácil de percorrer de bicicleta ou a pé, pois não tem subidas significativas e tem um pavimento firme, cimentado, liso, pintado de azul no concelho de Santa Comba Dão, de verde em Tondela e de vermelho em Viseu.
TURISMO ARQUITETÓNICO/ CULTURAL
Paranho de Besteiros – Locais a Visitar
Calçada Romana de Paranho de Besteiros
A Calçada Romana de Paranho de Besteiros conta com 130 metros de extensão e 3,5 metros de largura.
Tanto o seu início como o seu fim estão marcados por grandes lajes de granito e é importante revelar que este troço de via romana ainda assume funções de rede viária hoje, integrando, também, o caminho rural que liga Paranho de Besteiros a Caparrosinha, no Coval.
- Entrada Gratuita
- Acesso Livre
- Condições de acesso – Calçada
- Estado de conservação – Médio
- Classificação – MIM – Monumento de Interesse Municipal
ENTRE EM CONTACTO
Entre em Contacto Connosco