História
INNOLIVA é um bom exemplo do novo conceito de olivicultura no Alentejo: modernidade e eficiência sem descurar o compromisso com a sustentabilidade ambiental. Um projeto que pretende produzir azeite com os padrões de qualidade exigido pelo mercado internacional, gerindo de forma eficiente os recursos disponíveis: terra e água.
São cerca de 6600 hectares de olival, intensivo e super-intensivo, que coloriram campos alentejanos, substituindo as telas amareladas por um verde arrojado, abrigo de muita fauna que tem aí encontrado o seu habitat. É o verdadeiro conceito de biodiversidade e sustentabilidade ambiental.
Este azeite é não mais que um exemplo do que e produz e é enviado para os quatro cantos do mundo com a bandeira portuguesa: frutado intenso de uma cultivar (variedade) muitas vezes mal amada mas que também encontrou no nosso Alentejo uma segunda vida: a essa intensidade alia-se um equilibrio e frescura ÚNICOS, um ligeiro amargo e picante e um final de boca a recordar frutos secos.
Um Azeite Ideal para Casar com um Prato Simples, em Momentos Únicos…
Receita
O SEGREDO ESTÁ NA QUALIDADE DOS INGREDIENTES.
- Presunto, se possível pata negra. A Salsicharia Estremocense tem um dos melhores. Fatiado manualmente, para não queimar a gordura do presunto.
- Laranja, pode ser do Algarve (claro, é a melhor) mas convém que tenha um pouco de acidez. Cortada em meias luas.
- Cebola cortada grosseiramente. É importante a cebola ter alguma doçura. É um ingrediente que completa muito bem a receita, mas um pouco agressivo para aqueles que não disfrutam dela crua.
- Fatias de broa de milho tostadas na grelha.
Tudo envolvido, conjugado no final com azeite Virgem Extra Unnico (seja generoso).